2014 Atual
Influência de juvenis de Odonata e Ephemeroptera em alevinos de Tilápia (Oreochromis niloticus Linneaus, 1757) e distribuição em tanques de piscicultura no municÃpio de Palotina, Paraná.
Descrição: A piscicultura de águas doces vem se desenvolvendo fortemente nas últimas décadas do Brasil e no Estado do Paraná. A região Oeste do Estado do Paraná é a que mais contribui com a produção, sendo expressiva porcentagem de cultivos que exploram a tilápia (Oreochromis niloticus) como foco. Dentre os possÃveis prejuÃzos no cultivos e engorda de peixes nas fases iniciais está a presença de juvenis de Odonatas, conhecidos popularmente como libélulas. Faixas de tamanhos diferentes de larvas de Odonata tem sido reconhecidas como grandes predadores, causando grandes danos quando não evitadas ou controlada. Ephemeroptera é um grupo de insetos que apresenta relação direta com a ictiofauna, sendo fonte de alimento para muitas espécies nativas e já descritos para outras espécies de cultivo e com interesse comercial, podendo atuar com impacto positivo na piscicultura quando em fase larval. O presente objetivo é determinar a importância de Odonata e Ephemeroptera como predador e presa sobre alevinos e juvenis de tilápia em laboratório e realizar o levantamento de tais ordens de insetos em tanques de piscicultura. Para os testes serão considerados primeiro juvenis Odonatas como predadores sobre alevinos de tilápia e, posteriormente, alevinos de tilápia como predadores e juvenis de Ephemeroptera como presas. Os juvenis das duas ordens de insetos serão obtidos de tanques de vinil de 30.642L, com presença de macrófitas, dispostos na UFPR ? Setor Palotina e, os alevinos de tilápia com larvicultores do municÃpio de Palotina e/ou GuaÃra. O desenho amostral abordará um total de 16 predadores para um total de 100 presas, distribuÃdos em 20 recipientes com volume útil de 2L, sendo utilizado 1L de água declorada. Cada recipiente alocará duas presas de tamanho semelhante que permanecerão sem alimentação por 8h antes do experimento. Ao final desse tempo, serão dispostas 10 presas e avaliada a predação a cada três horas, havendo reposição das larvas que forem consumidas. A observação dos organismos predados será feita a cada duas horas, totalizando 12 horas. Para determinar a composição de Odonata e Ephemeroptera, será realizada uma coleta com peneira de 30X30cm e abertura de malha de 0,5mm (unidade de esforço amostral - 10) e três réplicas para cada um dos 10 tanques de piscicultura amostrados. O conhecimento sobre a fauna de insetos relacionados à piscicultura torna-se vantajoso, pois se parte pode servir como alimento, outros podem representar significativa diminuição na taxa da população de alevinos no tanque com uma grande diminuição no rendimento econômico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: Larissa Roberts Petter e Ana Laura Borack .
Integrantes: LucÃola Thais Baldan - Coordenador.
Para registrar. Larissa e Jaqueline, mãos a obra!
Coletar é bom, a 40ºC então...!
Odonata. Odonata. Odonata. Odonata. Quem achar segura!
março, 2016
2013 Atual
Análise da distribuição de macroinvertebrados dulcÃcolas do Estado do Paraná utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Descrição: Uma das maiores dificuldades em estudos de biomonitoramento com macroinvertebrados dulcÃcolas no Paraná é a falta de conhecimento da fauna local e acesso a estudos anteriores. Por essa razão, é de grande importância um estudo que reúna todos os trabalhos realizados até o momento no estado, contribuindo para inventariar e aumentar substancialmente a base de conhecimento sobre os estudos com macroinvertebrados dulcÃcolas. O uso de macroinvertebrados dulcÃcolas é cada vez maior na área de manejo e monitoramento ambiental, utilizando de sua estrutura e composição da comunidade. Ainda não são muitos os pesquisadores que trabalham nessa área no estado do Paraná e o número de publicações, embora crescente, ainda é bastante reduzido, o que dificulta o conhecimento da distribuição dos diferentes grupos em ambientes aquáticos. Assim, o escasso conhecimento desses organismos no Brasil, e em especial para o estado do Paraná, mostra a fragilidade na integração de dados para comparações e determinação de ações efetivas. A integração dos dados em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), a análise espacial e a confecção de mapas temáticos fornecerá aos pesquisadores da área subsÃdios para melhor avaliação temporal e monitoramento de dados de diferentes regiões, garantindo resultados e conclusões mais precisas em trabalhos sobre a Biologia, distribuição desses organismos, além do manejo e monitoramento de ambientes aquáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: Ana Laura Borack .
Integrantes: LucÃola Thais Baldan - Coordenador / Alessandra Svonka Palmeiro - Integrante.
2011
Atual
Uso da entomofauna aquática, dados limnológicos para avaliação da integridade ambiental em corpos d'água do municÃpio de Palotina e região.
Descrição: O objetivo do estudo é avaliar a influência urbana em ambientes lóticos, utilizando fatores bióticos e abióticos. Os ambientes estudados serão rios do municÃpio de Palotina-PR. Os macroinvertebrados serão coletados e identificados até famÃlia. Indicadores microbiológicas (heterotróficos e coliformes termotolerantes) também serão utilizados e caracterÃsticas fÃsicas (temperatura da água, transparência, turbidez e vazão) e quÃmicas (pH, condutividade, oxigênio dissolvido, demanda bioquÃmica de oxigênio, fósforo total e nitrogênio total) serão determinadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: Andressa M. Agustinha.
Integrantes: LucÃola Thais Baldan - Coordenador / Cristiano Andrigheto - Integrante.
2008-2011
Uso de Chironomidae como modelo de bioensaio para contaminação com hidrocarbonetos.
Descrição: O trabalho preve a realização de bioensaios com Chironomidae da fauna nativa regional, procurando determinar concentrações letais e subletais de hidrocarbonetos sob tais organismos. Além de avaliar a taxa de sobrevivência, potencial biótico e possÃveis alterações morfológicas causadas pela exposição desses organismos em hidrocarbonetos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: LucÃola Thais Baldan - Integrante / José marcelo Rocha Aranha - Integrante / Mario Antonio Navarro - Coordenador / Vinicius Sobrinho Richardi - Integrante / Débora Rebechi - Integrante.